O desafio da empresa Peccinin era implantar um sistema de teste do módulo eletrônico de um novo produto que iria entrar em produção em um prazo bastante curto. E para isso, buscava um fornecedor mais adequado para fornecimento de um testador funcional para sua produção de PCI, placas de circuito impresso montadas. Queria deste novo fornecedor mais assertividade e cumprimento de prazos, o que não vinha acontecendo com o fornecedor antigo.
Suas buscas a levaram à VeRSis. Em janeiro de 2011 a VeRSis apresentou para a empresa o SMART – Teste Funcional Automático – uma plataforma de teste automática e reconfigurável, desenvolvida e fabricada pela própria VeRSis.
A inovação do SMART atendeu o cliente em suas necessidades e, além disso, por não se tratar de uma solução mediana o fez ver a possibilidade de economizar em futuros produtos e desta forma aumentar o lucro.
A Peccinin resolveu então testar a qualidade e cumprimento de prazo da VeRSis como fornecedora, já acreditando que teria no final algo completamente novo e superior.
O negócio foi fechado. O prazo era muito curto, mas Versis cumpriu e a entrega foi efetuada dentro do tempo estipulado.
Em pouco mais de um mês, a Peccinin já estava com uma unidade do SMART composto de hardware e do software SISGEN, um script de teste para um modelo inicial de placa e um fixture de agulhas (cama de pregos).
O tempo de desenvolvimento do teste, incluindo especificação de testes, fabricação do testador, montagem do fixture, implementação e imp lantação no cliente, foi extremamente reduzido, se comparado com as soluções tradicionais.
Com o SMART o cliente teve a vantagem de possuir uma verdadeira ferramenta flexível de testes, que pode ser utilizada em inúmeras aplicações seguidamente, diferente de uma simples e estanque giga de testes que é abandonada quando o produto é descontinuado.
Com esse novo produto, eventuais alterações no teste podem ser executadas rapidamente, alterando parâmetros nas linhas do sequenciador de teste. Para isso os usuários na Peccinin foram treinados para poderem implementar tais alterações que normalmente ocorrem no teste . A linguagem SISGEN por ser simples permite que essas alterações sejam executadas com rapidez. Diferente das gigas tradicionais, que demandam a atuação do desenvolvedor do teste, para alterar linha de programas em linguagem de máquina, ou linguagens complicadas e distantes do chão da fábrica, tornando o cliente refém de seu fornecedor.
Testes de outras placas também poderão facilmente ser implementados através de seu ambiente de programação SISGEN : basta escrever o novo script de teste, sem a necessidade de desenvolvimento de hardware, firmware e software dedicados a esta tarefa.
Durante a implantação do equipamento em sua fábrica, a Peccinin já pode observar os ganhos proporcionados pela aplicação da plataforma de testes SMART. Devido à sua interface com o usuário ser simples e objetiva, o treinamento dos operadores foi muito rápido e didático, proporcionando grande liberdade na alocação de pessoal nos postos de testes.
Também foi ministrado um treinamento básico de programação para a equipe de engenharia, que em pouquíssimo tempo adquiriu capacitação para alterar o teste da placa em implantação e também criar novos testes. O SMART também mostrou um excelente desempenho de produtividade: cada posto de trabalho tem capacidade para testar mais de 480 placas deste modelo por turno.
Todas as atividades relacionadas com a implantação do novo sistema de testes (instalação no cliente, ajustes, treinamento de operadores, treinamento básico de programação e acompanhamento do primeiro lote de placas testadas) foram realizadas em um único dia, comprovando a rapidez e agilidade do SMART.
Agora, como a Peccinin já possui uma verdadeira ferramenta flexível para testes, as únicas coisas que necessitarão realizadas em novas implementações é o fixture, que é customizado para cada modelo de placa a ser testado e um script que leva muito menos tempo que a programação em linguagens tipo Labview , C++ ou Visual Basic.
Com a implantação do SMART na Peccinin, a VeRSis inaugurou uma nova etapa: a de fornecimento também de fixture de agulhas (cama de pregos), tornando-se portanto fornecedora da solução completa de testes.
A Peccinin é uma empresa brasileira que atua no mercado de automatizadores, de portões e cancelas, há mais de duas décadas. Tem três unidades fabris além da fábrica de automatizadores, sendo uma no segmento de injeção plástica (MP Injetoras) e a outra no ramo de eletrônicos (Globaltec). A empresa atende países como: Brasil, Chile, argentina, equador, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Panamá, Guatemala e El Salvador.
Deixe um Comentário