Neste momento, estamos enfrentando uma gravíssima crise mundial, uma das piores de nossa história: a pandemia do Covid-19, o corona vírus. Isso não é novidade para ninguém, todos estão acompanhando pelos jornais, redes sociais e até mesmo in loco, pois todos nós estamos sendo atingidos de alguma forma, seja diretamente com a doença, seja com os efeitos das medidas tomadas para tentar conter seu avanço e minimizar suas consequências.
A amplitude de contágio da doença, que não se restringe à uma classe social, sexo ou faixa etária, e a velocidade com que se espalhou em todo o mundo surpreendeu a todos e escancarou um problema em toda parte: estamos preparados para uma crise deste tamanho? Temos capacidade de ampliar nosso sistema de saúde na velocidade que esta pandemia exige? E, o que gostaria de destacar: nossa metodologia e estrutura atuais estão preparados para realizar a manutenção de nossos equipamentos de saúde, capaz de atender a demanda existente neste momento?
Em um artigo antigo em nosso blog, abordamos a importância da manutenção eletrônica na indústria (https://versis.com.br/a-importancia-da-manutencao-eletronica-na-industria-moderna). Baseado nele, podemos ampliar este conceito e avaliar a importância da manutenção eletrônica em todos os segmentos de nossa vida moderna e, neste momento, sua importância na área da saúde, dos equipamentos médico-hospitalares. Afinal, quantos respiradores artificiais, essenciais para atender os pacientes graves do Covid-19, estão parados neste momento?
Pensando nisso, já existem diversas iniciativas para atuar no reparo destes equipamentos. E, a VeRSis Tecnologia se orgulha de ver que seus usuários estão empenhados nesta tarefa, contribuindo para o combate à doença e seus efeitos. A seguir, alguns exemplos:
Empresa usuária da tecnologia VeRSis se voluntariando
a reparar respiradores sem custo para os hospitais
atuantes no combate à pandemia.
Matéria veiculada em 16/04/2020, mostrando iniciativa da Fiat Chrysler
em adaptar seu departamento de manutenção para reparar respiradores