Os capacitores, juntamente com os resistores, são os componentes mais comuns nas placas eletrônicas. Porém, diferentemente dos resistores, que são de teste relativamente fácil, os capacitores podem nos pregar peças e trazer dificuldades ao tentar identificar se estão ou não em boas condições. Por isso, é comum os reparadores mais experientes seguirem a regra: “na dúvida, troque o capacitor”.
Existem diversos tipos de capacitores, de acordo com o material empregado em sua construção. Eles podem ser eletrolíticos, cerâmicos, de poliéster, de tântalo, etc. Cada um tem características próprias e vai se adequar a um tipo de aplicação. Porém, do ponto de vista do seu teste, normalmente o tipo de capacitor não vai influenciar nos resultados obtidos.
Os principais fatores que precisam ser verificados ao se testar um capacitor são:
- Curto ou Fuga
- Valor da capacitância
- ESR (Resistor Equivalente Série)
Importante!
Sempre descarregue o capacitor antes de iniciar o teste, para evitar danos aos equipamentos ou alterações nos valores das medições.
Para descarregar o capacitor pode-se usar um resistor de 1kΩ 10W, por exemplo. Conecte-o em paralelo ao capacitor:
O capacitor demora alguns segundos para descarregar. Para ter certeza que ele se descarregou completamente, meça a tensão do capacitor com o auxílio de um multímetro.
Outro cuidado importante é que, nos capacitores polarizados, devemos sempre respeitar a sua polaridade. Ou seja, conectar a ponta prova vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor.
Curto ou Fuga
O curto ou fuga no capacitor pode ser representado por um resistor interno em paralelo com o capacitor.
Curto
Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido.
Valores menores que 1kΩ indicam um capacitor em curto.
curto
Fuga
Para verificar a fuga do capacitor, coloque o multímetro na escala de 2MΩ e meça o capacitor com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar e então meça a resistência.
Valores entre 1kΩ e 1MΩ indicam que o capacitor está com fuga. Acima de 1MΩ indica que o capacitor está OK.
Capacitância
Verificar se o capacitor está com sua capacitância de acordo com o valor nominal é um teste muito importante. Mesmo variações pequenas na capacitância podem causar mal funcionamento do circuito onde ele está sendo empregado.
Usando Multímetro
Podemos usar o multímetro na escala de resistência para avaliar se um capacitor está aberto, ou seja, perdeu a sua capacitância.
Ajuste a escala de resistência do multímetro segundo a tabela abaixo:
Meça o capacitor com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Durante alguns segundos o valor da resistência irá variar de um valor baixo até infinito (ou maior que 1MΩ).
Se o valor não variar, ou seja, ficar estabilizado em um valor de resistência, indica que o capacitor estará aberto
Capacitor Aberto
Nos capacitores com valores nominais menores que 1uF, pode ser difícil perceber a essa variação.
Neste caso, invertemos as pontas de prova do multímetro até carregar o capacitor. Depois desinvertemos as pontas. O valor medido irá variar de um valor negativo ou muito baixo até infinito.
Capacitância Capacitor Cerâmico
Usando o Capacímetro
É o equipamento mais adequado para verificar a capacitância do capacitor.
Ajuste a escala de capacitância adequada. Meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor.
Variações de até ±20% são aceitáveis na maioria dos casos
ESR (Resistor Equivalente Série).
O ESR do capacitor pode ser representado por um resistor interno em série com o capacitor.
O ideal é que o ESR seja o menor possível. O ESR é uma das principais causas de mal funcionamento em fontes chaveadas, por exemplo.
Utilizando um medidor de ESR, meça o capacitor com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor.
Para avaliar os valores obtidos, podemos usar uma regra muito simples:
- Capacitores de 1uF aceitaremos a ESR até 20 Ohms.
- Capacitores de 2,2uF aceitaremos a ESR até 15 Ohms.
- Capacitores de 4,7uF aceitaremos a ESR até 10 Ohms.
- Capacitores de 10uF aceitaremos a ESR até 5 Ohms.
- Capacitores de 22uF aceitaremos a ESR até 3 Ohms.
- Capacitores de 47uF aceitaremos a ESR até 2 Ohms.
- Capacitores de 100uF aceitaremos a ESR até 1 Ohms.
- Capacitores >220uF aceitaremos a ESR até 0,5 Ohms.
O Localizador de Defeitos e o teste de capacitores
O teste de capacitores com o Localizador de Defeitos é uma forma bastante prática de se verificar o estado destes componentes. Como o teste é feito através da comparação de desenhos (gráficos das curvas características), sua realização é bastante intuitiva. Apesar da simplicidade, a avaliação da curva característica do capacitor com o Localizador de Defeitos pode nos indicar se ele está em curto, com seu valor de capacitância alterado ou com a ESR muito alta. Ou seja, é possível fazer uma verificação bastante abrangente deste componente, com apenas uma medição, como se pode ver nos exemplos abaixo:
Curva característica típica do capacitor
Capacitor em curto
Gráfico vermelho: capacitor bom. Gráfico verde: capacitor em teste
Capacitor com valor alterado
Gráfico vermelho: capacitor bom. Gráfico verde: capacitor em teste
Capacitor com ESR elevada
Gráfico vermelho: capacitor bom. Gráfico verde: capacitor em teste
BUENOS DIAS A TODOS: EXCELENTE ARTICULO, GRACIAS A SUS APORTES CADA DIA APRENDEMOS COSAS NUEVAS, Y MEJORAMOS EN LA EJECUCION DE NUESTRO TRABAJO, GRACIAS POR ENSEÑARNOS A SER CADA DIA MEJORES. SALUDOS DESDE CARACAS,VENEZUELA.
Olá pessoal da eletrônica,ainda não tenho este equipamento ,mas pela análise que fiz do funcionamento ,me parece um equipamento bastante útil em uma bancada de testes , pois ele te dá o resultado imediato e sem perdas de tempo ,além de oferecer condições de se fazer um orçamento rápido e preciso do defeito ,eu com 40 anos de experiencia na eletrônica ,aprendi técnicas fantásticas,e achei bastante interessante sua aquisição!
Show. Parabéns pelo artigo. Essa empresa é muito top.
Oka eu sou leigo ,porém gostaria de saber se uma ilustração com a escala do multimetro não seria melhor como jadisse sou leigo.