O automóvel é um exemplo de tecnologia que evoluiu ao longo do tempo. No início, era uma máquina essencialmente mecânica, com poucos componentes elétricos. Além da sua evolução natural, uma série de outros fatores guiaram o seu desenvolvimento, para que ele pudesse se adaptar às novas realidades que foram surgindo.
As sucessivas crises do petróleo, ocorridas após a Segunda Guerra Mundial, trouxeram a necessidade de se ter automóveis cada vez mais eficientes, a fim de enfrentar a escassez de combustíveis. Outro fator importante foi a crescente preocupação com o meio-ambiente, sendo obrigatório diminuir as emissões de poluentes pelos automóveis.
Esta nova realidade impulsionou a aplicação do controle eletrônico do motor nos automóveis. Os sistemas de injeção eletrônica se adaptam dinamicamente às condições de operação (pressão atmosférica, temperatura, qualidade do combustível, etc.), aumentando sua eficiência, diminuindo as emissões de poluentes, além da possibilidade de se utilizar diferentes tipos de combustível, surgindo o carro flex.
Além do controle do motor, a eletrônica também está presente no restante do automóvel. O carro moderno possui painéis inteligentes, sistemas multimídia, sistemas de navegação, controle eletrônico de frenagem, airbags, câmbio automático. Todos com sistemas eletrônicos presentes. É possível afirmar que hoje o carro, que nasceu mecânico, é eletrônico em grande parte.
E o futuro?
Uma maneira de tentar antecipar o que acontecerá com os automóveis no futuro é olhar o que acontece no automobilismo. Este sempre foi laboratório para desenvolvimento das tecnologias que serão aplicadas nas ruas amanhã. A Fórmula 1 já conta com motores híbridos (combustão / elétrico) há alguns anos. Também já existe uma categoria exclusiva para veículos elétricos, a Formula E. Isto nos dá a pista de que como será o automóvel do futuro.
Além disso, existem outros fatos importantes acontecendo. Na Alemanha, já existe planos para se proibir a fabricação de carros a combustão à partir de 2030.
Os carros elétricos já estão começando a se tornar realidade. A frota destes veículos cresce a cada dia e os fabricantes projetam investimentos cada vez maiores em seu desenvolvimento e fabricação.
Alemanha quer proibir
carros combustão até
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Um novo desafio para quem faz manutenção em automóveis
Os profissionais que atuam no reparo de automóveis já passaram por uma grande adaptação quando a injeção eletrônica foi inserida. Foi preciso se adaptar à uma realidade diferente daquela que estavam acostumados.
Agora, uma nova revolução se inicia. A eletrônica já é uma realidade nos automóveis e a tendência é que ela esteja cada vez mais presente.
Novos desafios requerem novas ferramentas.
A manutenção do automóvel será, em sua grande parte, manutenção de módulos eletrônicos, dos mais variados tipos. Circuitos bastante sofisticados, com o mínimo (pra não dizer nenhuma) de informação disponível.
Ou seja, será preciso aprender a fazer reparo de uma forma totalmente nova. Quem não se adaptar, fatalmente estará fora do jogo.
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