Os notebooks e ultrabooks estão cada vez mais presentes no dia a dia e vem substituindo os desktops devido a queda de preços. Existe uma demanda crescente por conserto das motherboards desses computadores. Muitas assistências técnicas têm investido em estações retrabalho em BGAs, pois muitos problemas ocorrem com a solda desses componentes devido a imperfeições no processo de fabricação, e também para a troca dos mesmos. Mesmo sem muito conhecimento sobre as motherboards, muitos corrigem falhas fazendo o reballing desses BGAs, que pararam de funcionar devido ao mau contato. Mas nem todos os defeitos se resumem nisso.
E quando o defeito não está relacionado com o reballing?
As placas de Notebooks são muito complexas, e para consertá-las é sempre desejável um conhecimento mínimo sobre o funcionamento das mesmas.
Uma ferramenta muito usada e popular na análise de defeitos de mother board de desktops é o Debug Card, que intercepta os códigos POST (Power On Self Test) buscados pela CPU na BIOS, e verifica qual o endereço de origem do travamento (Memória, por exemplo). Porém esta ferramenta não é muito aplicada aos notebooks, pois nem todas as marcas disponibilizam os códigos POST no barramento.
Além disso, se o processador não inicializa o Debug Card não tem utilidade. Aí que entram os Localizadores de Defeitos da VeRSis, pois falhas nas fontes de alimentação internas de circuitos importantes da motherboard são muito comuns ocasionando a não inicialização.
A motherboard possui várias fontes chaveadas com circuitos PWM e fontes lineares, a verificação e teste desses circuitos leva a solução da grande parte dos defeitos.
Os VRS são extremamente eficazes na localização do defeito nessas fontes.
Com os Localizadores de Defeitos da VeRSis, através do método da comparação de curvas características de uma placa boa com a placa sob reparo, você identifica quais componentes estão com falha, sejam eles chips de PWM, transistores mosfets, resistores, bobina ou capacitores, evitando a retirada de componentes que você não tem certeza se está com defeito.
A maioria dos componentes são muito pequenos e os chips SMD têm os contatos muito delicados e deve-se evitar ao máximo a retirada de componentes, a troca de componente sem defeito degrada desnecessariamente as trilhas, além do risco da danificar definitivamente a placa inviabilizando o reparo.
O VRSs também fazem muita diferença quando você precisa decidir se troca um Chipset. Por exemplo, o Multi-IO que faz a interface do teclado, USB, Mouse e demais periféricos, e envia o comando para fontes específicas ligarem o processador, a ponte Norte e a Ponte Sul, além de conter proteções da placa como medição de temperatura.
Se o Multi–IO não estiver ligando já viu né? A placa não liga.
Às vezes o regulador que alimenta o Multi-IO pifa e leva o Multi-IO junto. Ocorre muito de se trocar o regulador, ligar a placa e o regulador queimar novamente, pois o Multi-IO também estava pifado e não se identificou. Com o VRS você checa tanto o regulador como o Chipset e faz a troca dos dois se for o caso, antes de ligar a motherboard, sem risco de queimar, à toa, um componente caro, que tem um custo razoável.
Os VRSs são muito eficientes para encontrar trilhas abertas e maus contatos, uma característica muito útil na manutenção das motherboards de notebooks. Devido ao superaquecimento e o mau uso muitas trilhas e soldas se rompem ou são corroídas, esse defeito é muito difícil de detectar sem o VRS.
Muitos macetes de reparo são usados através de troca de informações entre técnicos e em fóruns, para reparo de motherboards, e a dependência é grande desses macetes, que podem ser ou não confiáveis.
Com o VRS você sobe um degrau em relação a esse tipo de reparo, pois além dos macetes você terá muito mais certezas do que de fato deve trocar.
Com um VRS e tendo acesso em algum momento a uma placa boa que possa memorizar uma única vez as curvas, você terá uma grande probabilidade de reparar a placa com sucesso, com eficiência e sem desperdícios ou deterioração desnecessária da placa.
É possível também fazer uma verificação de BGAs e outros CIS fora da placa, principalmente os que você tenha duvida sobre o funcionamento, e para isso precisa curto circuitar todos os terras.
Os VRSs são ferramentas avançadas que tornam o laboratório de reparo de notebooks mais eficiente e profissional e com certeza as assistências técnicas que querem aumentar a produtividade e lucratividade devem pensar seriamente nesse investimento.
Gilberto Antonio Possa
Diretor Presidente VeRSis
Boa noite,
Há 3 anos ministramos na Clínica do Notebook um curso de manutenção de notebooks que tem se destacado pelos padrões de conhecimento e prática de laboratório bem mais avançados do que os cursos ministrados em São Paulo que embora sejam ministrados por empresas de renome, parecem ter sofrido uma queda muito grande no padrão de qualidade.
Temos recebido frequentemente alunos de todos os lados do país que fizeram cursos em empresas tradicionais de São Paulo e Rio de Janeiro que vem buscar o conhecimento que não adquiriram nesses cursos.
Estamos no mercado há apenas 6 anos, mas já temos nossa marca em registro no INPI e em breve estaremos negociando nossa franquia que além da loja, vai incluir nosso curso para as capitais do país.
Nosso interesse nesse contato é verificar se existe o interesse da Versis em formar uma parceria para um crescimento tanto na venda dos nossos serviços e cursos quanto para a divulgação seus equipamentos .
Atenciosamente,
Pedro Rodrigues
Clínica do Notebook Ltda
35 3722-9699
http://www.clinicadonotebook.com.br
Gostei muito da perspectiva sobre o VRS. Gostaria de mais informações sobre este modelo para notebook.
Sou Técnico em Eletronica com vista a expandir meus conhecimentos , além é claro de ter uma nova fonte de renda , pergunto? Há alguma possibilidade de tomar esse curso aqui em Salvador-Bahia , e qual seria o custo disso.
onde adquirir o Localizadores de Defeitos da VeRSis.
atenciosamente
Paulo Felix
gostaria de saber o preço
gostaria de saber quanto custa o localizador de defeito. e se há algum trenamento para o mesmo.obrigado e aguado resposta.
Boa noite,
preço dos 3 localizadores de defeitos?