Os donos de oficinas mecânicas e os gestores da indústria automobilística estão sofrendo com a escassez de mão de obra qualificada. Isso se deve ao desinteresse cada vez maior das novas gerações na procura pela profissão de mecânico . A tecnologia automotiva passa por grandes mudanças tecnológicas a algum tempo com a introdução da eletrônica embarcada. Antes o mecânico aprendia na prática a consertar sem fazer muitos cursos, mas hoje isso não é mais possível, é preciso treinamento e capacitação nas novas tecnologias multidisciplinares.
Conclui-se que a evolução tecnológica contribui para falta de profissionais qualificados.
O estado de são Paulo possui 33.000 oficinas mecânicas registradas até 2015. Cada oficina tem em média de 5 profissionais empregados, o que representa 165.000 pessoas empregadas no setor de reparo automotivo.
No Brasil existem aproximadamente 34 marcas diferentes de automóveis e uma quantidade muito grande de modelos e essa diversidade de marcas e modelos origina muitos desafios e demanda por conhecimento técnico .
Por outro lado ultimamente a queda de venda de veículos novos remete à necessidade maior de manutenção dos veículos que irão rodar por mais tempo até a crise melhorar.
Isso tudo remete à uma grande oportunidade : quem melhor atender o cliente com um conserto mais rápido, eficiente e custo interno menor, irá se dar bem, com maior lucratividade. O caminha é buscando capacitação e encurtar caminhos com tecnologias modernas de diagnóstico.
Em especial, o conserto dos módulos eletrônicos automotivos, principalmente a injeção eletrônica, é um nicho ainda mal atendido. E para não ser mero trocador de módulos, é possível hoje ao mecânico capacitar-se rapidamente com um mínimo de conhecimento para ter um desempenho nunca antes imaginado.
A novidade nesse mercado é o VRSCAR da VeRSis, uma ferramenta que torna o diagnóstico e reparo de ECUs da linha leve e pesada.
Com treinamento curto e aliado à dedicação de quem quer vencer, o VRSCAR vem ajudando muitos mecânicos, auto elétricas e chaveiros a entrar no mundo do reparo de módulos já com grande chance inicial de sucesso, mesmo sem ter grandes conhecimentos em eletrônica.
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