Os Localizadores de Defeitos da VeRSis Tecnologia são ferramentas essenciais para a bancada de reparos de placas eletrônicas. Permite ao técnico consertar uma placa sem ter o esquema elétrico da mesma, sem precisar de uma jiga de testes especifica, sem conhecer o seu funcionamento e sem mesmo ligar a placa.
A placa reparada no vídeo é um driver de acionamento de motor, de aplicação industrial. Possui tanto componentes analógicos como componentes digitais. Inicialmente, foi criado um arquivo de curvas, a partir de uma placa sem defeito. Ou seja: as curvas da placa boa foram armazenadas em um arquivo, salvo no computador.
Inicialmente, devemos comparar todos os componentes com curvas armazenadas, marcados com um quadrado alaranjado no arquivo de curvas. Após testarmos todos os componentes, aqueles que apresentaram diferenças ficam marcados em vermelho. Neste caso, encontramos dois transistores. Num deles, a diferença entre as curvas foi pequena. No outro, a diferença encontrada foi bem grande. Após trocar o transistor que apresentou a maior diferença, repetimos o teste nos componentes suspeitos. Como o componente causador do defeito foi trocado, as curvas obtidas passaram a ser iguais às da placa boa. Assim, além de encontrar o componente com defeito, foi possível verificar se realmente a placa foi consertada.
Este vídeo mostra como é o reparo de uma placa eletrônica utilizando o Localizador de Defeitos VRS-565.
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
se não haver uma placa de circuito nova tem possibilidade de conserto. ou o equipamento somente serve de uso tendo uma placa nova.
se assim for imaginamos um equipamento cuja placa tem um custo muito elevado. como fica.
estou com problemas na placa eletronica do meu video porteiro hdl sense classic, não esta tocando dentro de casa