O funcionamento da placa com componentes SMD é o mesmo da placa convencional PTH (Through-hole), por isso as técnicas de análise são as mesmas.
A diferença principal está na manipulação física dos componentes. Como os componentes SMD são muito pequenos e delicados, exigem técnicas especiais para soldagem e dessoldagem, uma manipulação errada pode danificar o componente ou a placa.
Outra dificuldade está em reconhecer os componentes SMD, pois são bem diferentes dos componentes convencionais, possuem formatos, cores e nomenclaturas diferentes. Por serem muito pequenos os componentes SMD são mais vulneráveis a ESD (descarga eletroestática), de 1 a 3% dos defeitos nesses circuitos são causados por ESD e por isso os cuidados com ESD devem ser redobrados.
Essas dificuldades podem ser resolvidas com um bom curso de reparo. A VeRSis oferece cursos regulares que incluem módulos para treinar os técnicos nos desafios do SMD.
Os Localizadores de Defeitos da VeRSis são excelentes ferramentas de trabalhos para circuitos SMD, pois permite realizar o teste do componente SMD sem retirar da placa, assim só mexemos nos componentes com defeito, quando menos mexemos na placa SMD maiores são as chances do conserto.
Eng. Edison Ramalho
Diretor de Desenvolvimento da VeRSis Tecnologia
olá, sou maxwell de São Luis-Ma. trabalho com manutenção de balança eletronica a minha pergunta é:
vcs tem algum tipo de sistema que detecta defeitos em placas de balanças elet?
Os Localizadores de Defeitos em Circuitos Eletrônicos podem ser utilizados em qualquer tipo de placa eletrônica, inclusive em placas de balanças eletrônicas.
Bom dia!!!
Vcs teem algum localizador de defeitos para uso geral em placas smd, ou existe um tipo de localizador para cada tipo de circuito…???
Muito obrigado!!!