A eletrônica está cada vez mais presente nos veículos automotores. Uma estatística de uns dois anos atrás informava que em média
70 % dos defeitos nos carros são em algum módulo eletrônico.
Oficinas mecânicas e auto-elétricas estão passando por grandes mudanças nesse aspecto, pois tem de atender demandas que antes não existiam e que fogem das suas especializações. Isso lança um desafio ao profissional de manutenção automotiva, que precisa se reciclar para atender internamente os consertos das partes eletrônicas dos carros, a fim de obter uma lucratividade mínima para manter viável o negócio, não dependendo de terceiros mais especializados.
Um exemplo interessante desta realidade são os vários clientes chaveiros da VeRSis, que antes resolviam apenas problemas mecânicos e hoje tem que resolver problemas eletrônicos da central de imobilização e/ou da ECU (Injeção Eletrônica). Com o negócio estabelecido, e tendo que superar a falta de capacitação em eletrônica eles encontram nos Localizadores de Defeitos da VeRSis um modo ideal de resolver seus problemas sem precisar grande especialização inicial. Por não depender de esquemas elétricos, de conhecimento sobre o funcionamento e fazendo o teste com o módulo eletrônico desligado, torna-se factível para esses profissionais ter algum nível de sucesso resultados logo no início. Ter outros instrumentos no laboratório é importante para o reparo de ECUs, tal como um simulador, para teste da ECU em bancada, um bom scanner, para uso em conjunto com o simulador e também diagnóstico de falha no veículo. Mas o grande nó é a partir daí encontrar na placa o componente a ser trocado, ou uma trilha aberta, ou até mesmo um curto. Os Localizadores de Defeitos da VeRSis são especializados nisso, vão direto ao ponto do defeito, indicando claramente o que dever ser substituído ou reparado.
E já existe uma evolução da tecnologia VeRSis: o banco de curvas de EUCs da linha leve o que agiliza muito o reparo das centrais, pois lá se encontram arquivos de inúmeros modelos de ECUs de veículos que rodam no Brasil , e o profissional não precisa se preocupar em levantar as curvas de uma placa boa.
Gilberto Antonio Possa
Diretor Presidente VeRSis
boa noite,
sou formado em técnico em mecatrônica,trabalho no ramo automotivo linha diesel,li o blog de vocês e fiquei interessado em me capacitar para poder realizar reparos em módulos eletrônicos,gostaria se possível que vocês me dessem um retorno sobre qual curso seria ideal para minha formação,e investimento em ferramentas.desde já agradeço
boa noite!
ola bom dia ou boa tarde gostaria muito de receb dica de como compra a vidio aula
Tenho uma oficina mecanica e injeção eletronica ,e atualmente tenho na minha propria oficina um laboratorio de eletronica onde faço reparo (ECU) da linha automotiva ,caminhões e maquinas,pois a demanada é grande e estou interesado agilizar o tempo de maquinas parada agilizando o tempo de reparo do modulos e estou na duvida se esse localizador vai me ajudar e qual seria o mais recomendado para a minha nececidade pois existem 3 modelos .
Qualquer uma das 03 versões irá te auxiliar no reparo de placas na área automotiva. O VRS-565 Junior não tem todos os recursos das outras versões. O VRS-565 Turbo é uma excelente pedida. Já o VRS-575 Ultra irá te proporcionar maior agilidade no reparo, devido ao teste automático.